Projeto tem experiências científicas com misturas

A disciplina de Ciências se divide em dois campos: teoria e prática. Para um melhor aprendizado, é essencial que as duas áreas andem de mãos dadas, completando-se. Os alunos do Colégio Brasilis realizam experimentos científicos que permitem a aplicação prática dos conceitos teóricos estudados em sala de aula. Isso proporciona melhor compreensão do conteúdo e a percepção da sua relevância.

Os alunos do Ensino Fundamental realizaram um projeto de estudos sobre misturas homogêneas e heterogêneas, de forma que pudessem compreender na prática as diferenças e suas características. O conteúdo foi apresentado na apostila do Sistema Etapa, com experiências sugeridas.

Durante a experiência, os alunos entenderam que, visto a olhos nus, o sangue é uma mistura homogênea. Mas quando observado na lâmina, com uso de um microscópio, verifica-se que se trata de uma mistura heterogênea, pois é composto por outras substâncias como glóbulos brancos e vermelhos.

As turmas também desenvolveram experimentos com uso de um Becker. Foram realizadas misturas com água e sal, água e óleo, água e areia e água com álcool, sendo que os alunos conseguiram perceber as diferenças e suas fases.